ACO recebe 3 professoras de Itália em Job Shadowing
7-Março-2022
Nas passadas quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de março de 2022 (respetivamente), a nossa escola recebeu uma visita bastante especial: três professoras italianas, Alessandra Carnevali, Elena Marsili e Silvia Ercolani, oriundas de Bolonha, vieram conhecer o nosso estabelecimento de ensino, no âmbito do projeto ERASMUS+ Job Shadowing, com o objetivo de se inteirarem dos métodos de ensino dos professores, bem como de todos os projetos que são desenvolvidos em contexto escolar pelos estudantes.
Na quinta-feira, no turno da manhã, visitaram o estabelecimento de ensino e reuniram com a direção da escola a fim de conhecerem o projeto educativo e a população escolar. Focaram a sua atenção no trabalho desenvolvido nas diferentes Áreas Disciplinares, nomeadamente em Educação para a Cidadania, DAC, Metodologias e estratégias e internacionalização, através de projetos Erasmus+ e eTwinning.
No turno da tarde, as docentes estiveram “à conversa” com alguns alunos do Clube de Jornalismo e com a Coordenadora; nesta “conversa”, foi-lhes explicado todo o processo de conceção, organização e funcionamento do Clube, bem como o resultado do trabalho dos pequenos jornalistas, a revista Poeta, cujo conteúdo e grafismo surpreendeu e fascinou as professoras. Seguidamente, a professora bibliotecária, Alice Pimenta, esclareceu-as sobre o funcionamento e a organização da nossa Biblioteca Escolar, assim como sobre as apostas governamentais na promoção da leitura, através da renovação do acervo, do espaço e das tecnologias.
No dia seguinte, na parte da manhã, as professoras tiveram a oportunidade de presenciar à execução de um dos muitos projetos realizados pelos jovens. A atividade teve lugar na aula de matemática, sendo o principal objetivo conciliar a robótica com os conhecimentos matemáticos adquiridos. O desafio tinha o intuito de todos os estudantes, em grupos de quatro, conseguirem programar o Rover (robô utilizado) de forma a que este desenhasse um triângulo, um retângulo e um trapézio, segundo as medidas fornecidas. Durante todo o processo da programação, os alunos tiveram a oportunidade de fazer questões e de serem questionados.
As docentes italianas ficaram maravilhadas não só com a atividade em si, como também com o desempenho dos estudantes, um desempenho marcado pela persistência e pelo companheirismo. Visitaram ainda outras turmas, onde os professores partilharam as atividades que propõem aos jovens, sendo estas relacionadas com as próprias disciplinas ou com assuntos do quotidiano.
Foram, sem dúvida alguma, dias preenchidos, tanto para aqueles que nos visitaram, quanto para os alunos e professores que deram a conhecer os seus trabalhos.
Verónica Justo, 8.ºA