EBACO | Agrupamento Inclusivo
10-Abril-2022
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física, UMA REALIDADE, ONTEM E HOJE
A Educação Física tem um papel importante no desenvolvimento global dos alunos, principalmente daqueles com deficiência, tanto no desenvolvimento motor quanto nos desenvolvimentos intelectual, social e afetivo (STRAPASSON E CARNIEL, 2007). A Educação Física, apesar das suas possibilidades, pode – se constituir como um adjuvante ou um obstáculo adicional para que a escola seja (ou se torne) mais inclusiva. A pluralidade de ações pedagógicas pressupõe que o que torna os alunos diferentes é justamente a capacidade de se expressarem de forma diferente. A participação nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios a essas crianças (com NEE), particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades afetivas, de integração e inserção social. A coadjuvação em contexto de sala de aula ou seja, a prática continuada da atuação integrada, entre professor de educação física e coadjuvante facilita o trabalho de equipa, favorece o desenvolvimento profissional e contribui para o desenvolvimentos dos alunos.
Nesta senda, partilho alguns exemplos de atividades inclusivas dinamizadas em contexto de sala de aula, por alunos que a frequentam ou agrupamento ou que já o frequentaram e que nos visitam para “matar” saudades.