Comemorando o Dia do Ambiente…
3-Junho-2022
No passado dia 1 de junho, no âmbito das Comemorações do Dia do Ambiente (5 de junho), os alunos da turma 5.º H, da Escola António Correia de Oliveira, acompanhados pela Diretora de Turma (Prof. Rita Carneiro) e pela Professora da disciplina de Oferta Complementar (Prof. Manuela Tavares), fizeram uma caminhada pela Ecovia na zona ribeirinha da margem direita do rio Cávado e pela Praia do Suave Mar. Esta caminhada tinha como objetivo a recolha de resíduos ao longo do percurso e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade ambiental daquela zona.
A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972, e o dia 5 de junho foi escolhido para celebrar esta data, pois marca o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, sobre o meio ambiente, com o lema: “Uma Só Terra”.
Passados 50 anos, o tema deste ano volta a ser: “Uma Só Terra”. Só temos este planeta, que deve ser preservado, pois os recursos naturais não são infindáveis. Os cientistas consideram que humanidade está a utilizar cerca de 1,6 vezes a quantidade de recursos que a natureza pode fornecer de forma sustentável e que os próximos anos serão fundamentais para evitar graves alterações climáticas e a perda da biodiversidade/ destruição de ecossistemas. O mundo deverá salvar os oceanos e restaurar, pelo menos, mil milhões de hectares de terra degradados- o que equivale ao tamanho da China. Isto significa que todos os esforços de conservação do planeta parecem poucos, contudo, os grandes feitos fazem-se com pequenos passos de cada um de nós.
Os oceanos suportam a pesca, permitem atividades de lazer e servem de habitat a uma imensidão de plantas e animais marinhos. Mais de 80% da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra. Durante muito tempo, as águas dos oceanos foram usadas como depósito para os resíduos de todos nós. As redes, os artefactos de pesca, os pedaços de plástico ou de vidro, bem como outros resíduos abandonados nas zonas ribeirinhas são arrastados para a costa e podem destruir os ecossistemas marinhos e serem muito prejudiciais à saúde humana, através da ingestão de peixe contaminado e contacto com a água poluída.
Da atividade desenvolvida por estes alunos voluntários, resultaram cerca de 5 sacos cheios de resíduos, entre os quais, beatas de cigarro, garrafas de plástico, cordas, restos de redes, vidro e esferovite. Após a chegada à escola, os lixos foram triados.
Foi uma iniciativa bastante produtiva e a repetir certamente, uma vez que não foi possível transportar todo o lixo encontrado. Nos alunos reinavam os sentimentos de alegria e satisfação por estarem a contribuir para um planeta melhor e por estarem a celebrar o Dia da Criança de uma maneira diferente e útil para a sociedade.
O Dia da Criança foi criado com o objetivo de sensibilizar para os seus direitos e para a necessidade de promover uma melhoria das suas condições de vida, proporcionando-se um desenvolvimento saudável e feliz. As crianças são o futuro, esforcemo-nos todos para que este futuro seja risonho e livre de poluição!
Trabalho realizado por:
Margarida Miranda, 5.ºH