Projeto inovador com aprendizagens STEAM – articulação vertical
5-Julho-2022
Na última semana de aulas deste ano letivo, a turma do 4.º ano da Escola Básica de Fonte Boa – Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira – Esposende, teve a oportunidade de participar num projeto inovador, desenvolvido no âmbito do Clube de Ciência Viva do AEACO, designado por “(ACO)^2 – Academia das Ciências pelo Oceano”, promovendo-se a articulação curricular vertical entre alunos de 8.º ano e alunos de 4.º ano do mesmo agrupamento, sob orientação da Professora Titular de Turma, Natércia Pereira, e do Professor Coordenador da (ACO)^2, Professor Eduardo Cunha.
Este projeto consistiu num cenário de aprendizagem com recurso às tecnologias do ecossistema de ferramentas de aprendizagem TI-Nspire CX e com uma metodologia baseada no conceito de escape room, tendo como tema de fundo a leitura transdisciplinar da obra literária infantil “O rapaz que tinha zero em matemática”, de Luísa Ducla Soares.
Este cenário de aprendizagem, criado e implementado no âmbito do concurso “Ideias com Mérito” da Rede de Bibliotecas Escolares – DGE, foi este ano letivo implementado, também, como reforço da promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica, conforme previsto no Programa Impulso Jovens STEAM, medida integrada no Plano Escola+ 21|23, através do projeto e plano inovador e impulsionador do clube “Academia das Ciências pelo Oceano” do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira – Esposende.
O trabalho realizado ao nível do 1.ºciclo ao longo do ano letivo, sob orientação da professora Natércia Pereira, permitiu aos alunos do 4.º ano uma abordagem multidisciplinar de uma obra literária, motivando os alunos para a redescoberta da ciência, da tecnologia, da engenharia, da arte e da matemática. Esta ecologia de saberes de âmbito inter e transdisciplinar, partindo da leitura, foi alavanca com recurso à tecnologia, à programação, à robótica, aos conhecimentos científicos e ainda às capacidades transversais e competências plasmadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A intervenção dos alunos do 8.ºano, como tutores e cientistas juniores, teve como objetivo dar ênfase à articulação vertical entre ciclos de ensino e permitiu que alunos mais velhos pudessem desenvolver competências e fazer uso dos seus conhecimentos para apoiar alunos mais novos, servindo ainda como um incentivo à valorização da aprendizagem e ao reconhecimento da importância da mesma.
Este foi um projeto de aprendizagem, na linha do seu Projeto Educativo, que o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira – Esposende considera ser o futuro da Educação e das Aprendizagens, para melhor preparar as nossas crianças e jovens em termos académicos, comportamentais e sociais. Desta forma, cumprindo, assim uma das suas principais missões enquanto instituição pública de ensino com qualidade e inovação, contribuindo, ainda, para um melhor desenvolvimento da comunidade esposendense.
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Eduardo Cunha,
Coordenador da Academia das Ciências pelo Oceano – AEACO