Dia de Aulas ao Ar Livre
21-Novembro-2022
O Dia de Aulas ao Ar Livre comemorou-se no dia 3 de novembro, no âmbito do projeto Erasmus+ Outdoor Learning in a Funny Way, é um movimento mundial para que o contacto com o ar livre seja uma realidade diária na vida das crianças. Os professores proporcionam tempo ao ar livre para aprender e os alunos desenvolvem uma ligação emocional com o mundo natural, tornando-se cidadãos mais conscientes e ativos na proteção da natureza. Partilhar espaços ao ar livre é, também, fundamental para a aprendizagem de valores como a resiliência, o trabalho em equipa, a criatividade e o desenvolvimento motor.
Este ano, alguns alunos da Escola Básica de Apúlia participaram nesta iniciativa, orientados pelas professoras Teresa Felício, de Educação Visual, e Vânia Neiva, de Ciências Naturais. No entanto, devido às condições meteorológicas nem todas as turmas realizaram a atividade no dia previsto.
Os alunos da turma 6.ºJ foram para a estufa da escola conhecer, recolher e identificar algumas ervas aromáticas. A utilização de ervas aromáticas em substituição do sal é uma das recomendações do Padrão Alimentar Mediterrânico, estudado nas aulas de Ciências Naturais. Foi uma aula diferente e muito aromatizada…
A turma 7.ºH realizou duas experiências ao ar livre com o objetivo de observar como são transportados os sedimentos ao longo de um curso de água. Utilizaram diferentes sedimentos, uma calha construída com garrafas de plástico e alguns materiais de laboratório. Todos tiveram a oportunidade de testar e comprovar os seus conhecimentos.
As turmas do 6.ºI e do 6.ºK foram para o fora da sala de aula desenhar as árvores da escola, analisar a sua estrutura, forma e textura. No exterior os alunos conseguem despertar outros sentidos que não conseguem dentro da sala de aula… os cheiros, as cores, os sons, a luz…
Continuamos a trabalhar no espírito do Outono, as suas tonalidades.
A aprendizagem ao ar livre é muito mais divertida!
“A NATUREZA É A MELHOR PROFESSORA” – Paul Cézanne
Esta iniciativa foi desenvolvida em articulação com o Eco-Escola da Escola Básica de Apúlia e com o Projeto Ciência Viva.