Sonhar Com Histórias
22-Janeiro-2023
“A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender.”
“A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias na educação(…). Está provado que quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor.”
“A escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida“. (in Plano Nacional de Leitura)
“Depois de experimentarmos as maravilhas que a leitura pode fazer pela nossa felicidade (e pela dos que nos rodeiam), não saberemos viver sem ela!” (Professora Lúcia Barros)
É neste sentido que as bibliotecas escolares do Agrupamento convidam todos os pais/encarregados de educação das crianças da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo a aderirem ao projeto “Sonhar com Histórias“, realizado em plena articulação com a “Leitura em Vai e Vem” e “Já Sei Ler”, iniciativas do Plano Nacional de Leitura (PNL).
Na edição deste ano, os pais/encarregados de educação são desafiados a registar as leituras efetuadas em família no “Diário de Leituras” (educação pré-escolar) ou “Passaporte do Leitor” (1.º Ciclo), criado e decorado para o efeito.
Para conhecer detalhadamente o projeto “Sonhar Com Histórias”, os pais/EE podem falar com os docentes dos respetivos filhos/educandos ou consultar os folhetos de divulgação a seguir
Para conhecer as orientações do PNL sobre a leitura em família, podem aceder através dos seguintes links (clicar sobre o nível de ensino): “Leitura em Vai e Vem” (pré-escolar), “Já Sei Ler” (1.º Ciclo).