Saída de Campo | Reconhecimento de um Ecossistema próximo da escola
11-Fevereiro-2023
Escola Básica de Apúlia
Os alunos do 8.º ano, das turmas E, F e G, visitaram um ecossistema próximo da escola, a Lagoa de Apúlia, de modo a caracterizar um ambiente natural, identificando espécies autóctones e espécies invasoras. Foram sensibilizados para a importância da proteção da Floresta Autóctone, cumprindo também o programa curricular da disciplina de Ciências Naturais.
A turma E realizou a saída de campo ainda no primeiro período, a 29 de novembro, mas as turma F e G, devido às más condições meteorológicas, apenas realizaram a atividade no passado dia 8 de fevereiro.
Para esta aula ao ar livre, os alunos tiveram o privilégio de ter a orientação do professor Artur Viana, do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), que tão bem conhece as características e a biodiversidade desta zona da área protegida do Concelho de Esposende.
Os alunos ouviram com muito interesse e curiosidade as informações dadas sobre a flora e a fauna características destes ecossistemas. Toda a informação recolhida pelos alunos será posteriormente trabalhada nas aulas de Ciências Naturais.
Nesta saída de campo, os alunos tiveram a oportunidade de observar uma floresta ripícola, identificando algumas espécies vegetais existentes, como por exemplo os choupos, os salgueiros e os amieiros. Observaram espécies que nos comprovam a antiga presença, em Portugal continental, da floresta Laurissilva, como por exemplo o loureiro.
Observaram também um ecossistema de laguna costeira, com a vegetação típica deste tipo de ambiente, caniçais, tabuas e juncos. Nas zonas submersas observaram vegetação tipicamente aquática, com as lentilhas-de-água, neste momento demasiado expandida, eutrofizando a lagoa.
Verificaram também a existência de algumas espécies invasoras, como por exemplo acácias e erva-das-pampas, e compreenderam as consequências para os ecossistemas onde estão inseridas.
Permanecendo em silêncio, conseguiram observar e ouvir alguns tipos de aves, como por exemplo um melro, uma garça, aves de rapina, entre outras.
Foi uma aula bem diferente, em que despertamos mais um pouco o gosto pela natureza…
Esta iniciativa foi desenvolvida em articulação com o projeto Eco-Escola da Escola Básica de Apúlia e o PNLN.