Matricular ou não no 1.º ciclo?
20-Abril-2023
A entrada no 1.º ciclo pressupõe um conjunto de competências relacionadas com as funções cognitivas, da linguagem e socioafetivas. Com efeito, é desejável que haja um desenvolvimento homogéneo em todas as funções, o que normalmente acontece entre os 6 e os 7 anos, altura que coincide com a entrada no estádio operatório concreto (Piaget, J. 1967).
Por este motivo, é comum que as crianças que nascem nos últimos meses do ano revelem desvantagens em relação às demais, por exemplo: maior possibilidade de diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção ou de precisarem de apoio psicológico; maior probabilidade de dificuldades na aprendizagem, e consequentemente, obterem classificações escolares mais baixas; maior possibilidade de necessitarem de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão; maior tendência para adotar comportamentos de risco.
Neste sentido, é desejável que a criança tenha desenvolvido à entrada do 1º ciclo determinadas competências essenciais para a aprendizagem.
Com o objetivo de diminuir o número de alunos que entram no primeiro ciclo em situação de matrícula condicional, o SPO propõe a dinamização de uma ação de sensibilização dirigida a todos os encarregados de educação, com educandos nesta situação.
Esta ação terá lugar no dia 26 de abril, entre as 18h e as 19h, a decorrer em simultâneo, na Escola Básica António Correia de Oliveira e Escola Básica de Apúlia.