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Aluna do AEACO fica em 2.º lugar, nas olimpíadas da Língua Portuguesa

22-Maio-2023

Nos últimos três dias, a Mafalda Eiras, aluna do 9.º ano, teve a oportunidade de viver uma experiência única e enriquecedora enquanto participante na 10ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa.

O concurso teve início, nas primeiras etapas, com a realização de provas que integravam a avaliação dos domínios gramatical e lexical. Porém, no presente ano letivo, deu-se a estreia de uma 3ª fase, cujo objetivo seria proporcionar aos alunos atividades que visavam o desenvolvimento de competências nucleares associadas à língua portuguesa. Deste modo, esta nova etapa do projeto, que teve início em Oeiras no dia 18 de maio e se alongou até dia 20, explorou essencialmente o domínio da oralidade e o bom uso da língua portuguesa “No decorrer destes dias, senti-me grata e privilegiada por ter sido recebida com tanta simpatia e hospitalidade e por ter interagido com jovens brilhantemente inteligentes.”

A receção teve lugar no B&B Hotel Oeiras, local onde os concorrentes pernoitaram. As provas foram intercaladas com atividades lúdicas que permitiram aos alunos abstraírem-se um pouco da competição, uma vez que esse não foi o principal foco: “o principal objetivo consistiu no proveito a retirar de toda a experiência. Eu e os restantes alunos fomos acompanhados por membros da Direção Geral da Educação no nosso encontro com o Presidente da Câmara de Oeiras e com o Ministro da Educação, na nossa visita ao Aquário Vasco da Gama e ao belíssimo Parque dos Poetas, que me fascinou particularmente. Ademais, foram praticadas atividades artísticas de dança e expressão corporal. “

As provas foram supervisionadas e avaliadas por um grupo de jurados que tiveram a tarefa de determinar os três primeiros vencedores com base em duas provas: uma delas individual e uma outra em pares.

Na primeira prova, os alunos do escalão A, ou seja, do 3º ciclo, escolheram aleatoriamente dois papéis que continham duas palavras distintas e através das quais deveriam elaborar um texto e apresentá-lo aos jurados em forma de monólogo, poema ou qualquer outro género criativo. A preparação da prova teve a duração de 45 minutos, à semelhança do que sucedeu na segunda prova, desta vez a pares, e que contou também com a participação dos alunos do escalão B, ou seja, do secundário. Esta última baseou-se num debate entre os alunos que, juntamente com o seu parceiro(a) de jogo, retiraram de um envelope palavras com significado antónimo. O objetivo era o de defender a palavra em questão e apresentar argumentos e contra-argumentos perante o colega que tinha a tarefa de defender o conceito de uma palavra de significado oposto.

“Eu tive a alegria de ser premiada com o 2º lugar e, por este motivo, devo agradecer aos meus amáveis e insubstituíveis pais e à Escola Básica António Correia de Oliveira, os principais agentes na minha educação. Dirijo, ainda, um especial agradecimento à professora Cláudia Sá, a minha professora na disciplina de Português, que foi atenciosa e me acompanhou incansavelmente, tendo estado presente na cerimónia de entrega de prémios. Agradeço aos envolvidos no projeto, à Direção Geral da Educação e a todos os meus colegas. Envio cumprimentos a todos os que me felicitaram, à Direção da minha escola, à Biblioteca Escolar e a todos os jovens que conheci e que têm um futuro promissor pela frente. “

 

Mafalda Eiras, 9.ºA, Clube de Jornalismo

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