Encerramento do Ano Letivo | EB António Coreia de Oliveira
19-Junho-2023
Na manhã do último dia de aulas, os alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram com entusiasmo na atividade denominada “Constru(ir)”, dinamizada pela Eco-escolas e pela área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento. O nome “Constru(ir)” reflete a importância do processo contínuo de construção de conhecimento ao longo do ano letivo, onde os alunos adquiriram e desenvolveram saberes essenciais para o seu crescimento académico e pessoal, sendo incentivados a aplicar os conhecimentos de forma criativa e inovadora, transformando-os em ações concretas. Os alunos participaram em diferentes atividades, a saber: Plogging, onde associaram a atividade física à recolha de resíduos sólidos nas praias de Esposende, situadas entre a Praia Suave Mar-Farol e a Praia de Rio de Moinhos; Jogos Tradicionais (a Centopeia, a Tesoura, o Meco, diversos Quebra-Cabeças, Jogo da Tração da Corda e da Dança das Cadeiras), desenvolvendo aptidões físicas, o cálculo e o raciocínio lógico; campanha de sensibilização nas ruas e lojas de Esposende, através da entrega, por parte dos alunos de folhetos de consciencialização para a sustentabilidade ambiental na gestão dos recursos, promovendo o respeito e proteção da biodiversidade. A escola ficou decorada com a participação ativa de todos.
À noite, com a escola engalanada, decorreu a Festa-Convívio de Final de Ano, envolvendo toda a comunidade escolar: alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação. Se é verdade que “Nenhum homem é uma ilha”, como disse o poeta, então podemos afirmar que no dia 14 de junho todos foram um oceano constituído por várias centenas de pessoas que, em conjunto, vibraram de alegria e com a energia das diferentes e imprevistas atuações. A escola estava orgulhosa, engalanada a preceito para receber todos os que, numa mistura de idades, gerações, géneros, línguas e ideais fizeram questão de comparecer.
Muito gratos pela presença de todos, alunos e famílias, sem os quais o nosso trabalho não faria sentido. Para o ano, prometemos voltar!