A Ciência é saborosa!
27-Fevereiro-2024
Nos meses de janeiro e fevereiro, os alunos das turmas A, E e D do 6.º ano participaram na atividade “Gelado Científico”, uma sessão de promoção da leitura e das ciências no âmbito do projeto “Newton gostava de ler!” da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro.
As sessões realizaram-se na Sala do Clube Ciência Viva do AEACO, tendo como suporte o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” e a articulação com os objetivos preconizados pela Academia das Ciências pelo Oceano, onde se destaca os ambientes STEAM de aprendizagem. Esta atividade integra o Plano de Melhoria da Biblioteca Escolar da EB António Correia de Oliveira.
Refira-se que o projeto “Newton Gostava de Ler!” tem um conjunto de sessões de aprendizagem, para todo o Ensino Básico, que alia momentos de dinamização de leitura ao trabalho prático laboratorial através da realização de atividades de cariz científico/experimental nas bibliotecas. Pretende-se, deste modo, motivar os alunos para a leitura e desenvolver a curiosidade científica. Objetivos que se coadunam com a missão da Academia das Ciência pelo Oceano, em particular a promoção de atividades de índole científica, com uma abordagem trans e multidisciplinar, que permita aos nossos alunos enriquecer o seu percurso académico com experiências pedagógicas inovadoras, experimentais, ativas e centradas no aluno.
Na sessão “Gelado Científico”, após a contextualização da atividade, focada na apresentação do projeto e do cientista que lhe deu o nome, os alunos visualizaram um excerto do filme “Idade do Gelo 2 – Descongelados”. Seguiu-se a parte científica e experimental, o momento “mãos-na-massa” ao longo de uma hora, em que os alunos experimentaram, analisaram e tiraram conclusões sobre a experiência que tinham em mãos e que consistiu na produção de gelado, sem recurso ao congelador. Mobilizaram o conhecimento e a compreensão de processos e fenómenos científicos envolvidos, em particular quanto à função de cada um dos ingredientes do gelado.
Cada sessão realizada aguçou, literalmente, o apetite dos pequenos leitores-cientistas que, com muito empenho, entusiasmo, curiosidade e até com estupefação, acabaram a aula a comer o gelado que produziram. Foi um verdadeiro momento em que se provou, literalmente, que afinal “a Ciência é saborosa!”
Alice Fangueirinho, Fátima Gomes, Eduardo Cunha