Notícias

Academia das Ciências pelo Oceano Participa na Feira do Brincar é Coisa Séria 2024

5-Junho-2024

O Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, através do seu Clube de Ciência Viva, a Academia das Ciências pelo Oceano, contribuiu significativamente para o enaltecer das comemorações do Dia da Criança. Ao participar na Feira do “Brincar é Coisa Séria 2024”, nos dias 1 e 2 de junho, iniciativa que vai na sua 6ªedição e é promovida pelo Município de Esposende, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica, o agrupamento AEACO dá cumprimento a uma importante missão pedagógica: promover a inovação e criatividade, com reforço da sustentabilidade, na aprendizagem das crianças e jovens.

Para dinamizar esta atividade, a Academia das Ciências pelo Oceano, contou com a presença dos nossos jovens cientistas, que assumiram o papel de monitores, e com o apoio dos professores, realizaram experiências no âmbito de uma educação STEAM, nomeadamente em robótica, ciências experimentais, criptografia e artes, que encantaram os visitantes durante os dois dias. Foram grandes os nossos pequenos cientistas, e por isso, os nossos alunos estão de parabéns!

Paralelamente, as nossas cientistas do projeto “As CIENTISTAS vão à escola” (bit.ly/ascientistas_projeto), conduziram um workshop onde foram realizadas duas atividades experimentais utilizando materiais reutilizáveis: “Concerto com garrafas” e “As cores da luz branca”. Nestas experiências, na linha dos objetivos definidos no âmbito do projeto Eco-Escola, utilizaram-se garrafas de vidro usadas e CD’s e DVD’s reciclados, tendo maravilhado todos os participantes, miúdos e graúdos, e demonstrado a importância da reciclagem e reutilização de materiais para um futuro mais sustentável. Reciclar, reutilizar e recuperar é um excelente caminho para a aprendizagem significativa, divertida e saudável!

Esta participação do AEACO foi dinamizada em parceria entre alguns dos vários  projetos do agrupamento, nomeadamente, como já referido, o Clube de Ciência Viva na Escola, o Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar e o projeto Erasmus+ – Climate Change Journalism, demonstrando, desta forma, a importância da colaboração e interdisciplinaridade entre projetos que o AEACO preconiza no seu Projeto Educativo, integrando assim vários saberes e desenvolvendo competências essenciais.

Outras Notícias

Go to Top