O projeto enquadra-se no âmbito do trabalho de promoção da leitura, há muito desenvolvimento no Agrupamento, assumindo-se como parte integrante da sua cultura. Acredita-se que o fomento do gosto e do prazer de ler são fundamentais para a construção de hábitos de leitura e que estes têm um papel determinante na formação de leitores críticos e autónomos. Neste sentido, o projeto propõe a concretização de ações no sentido de promover o ato de ler em contextos diversificados e abarcando todos os níveis de escolaridade, a saber:

– “Sonhar com Histórias”: cientes dos benefícios da leitura diária e de que a leitura literária contribui para fortalecer laços afetivos, as bibliotecas escolares convidam as famílias das crianças da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo a aderir a esta ação que consiste em escolher um livro, preferencialmente dos recomendados pelo PNL, ler e explorar o livro em família, selecionar o momento da história/poema preferido e produzir um pequeno trabalho de expressão plástica que poderá passar por ilustrar um saco, uma tela, uma t-shirt, uma fotografia ilustrativa de um momento encenado…

– “Ler por Aí – da leitura à criação artística” consiste num projeto de articulação curricular entre as disciplinas de educação visual, educação tecnológica e português, visando a conceção, desenvolvimento e criação de objetos artísticos, a partir da leitura de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, e o desenvolvimento de competências de oralidade e/ou de escrita, através da apresentação dos trabalhos na disciplina de português.

– “Leituras Partilhadas” consiste no incentivo à leitura autónoma e à partilha de experiências de leitura pessoais nas redes sociais das bibliotecas escolares do Agrupamento, realizadas através de diferentes formatos (texto e imagem, áudio/podcast ou vídeo). A divulgação das “Leituras Partilhadas” dos alunos do 3.º ciclo é precedida de um trabalho de aperfeiçoamento da expressão escrita e/ou da expressão oral (dependendo do formato escolhido), orientado pelos professores de português, no âmbito do currículo desta área disciplinar. O convite à partilha de leituras também é alargado à comunidade educativa (professores, pais/EE e assistentes operacionais) que, deste modo, poderá despertar nos outros a curiosidade pela descoberta de novos livros e novos autores.

O projeto “aLeR+: criar e partilhar” contempla ainda sessões de formação destinadas às famílias das crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, bem como aos alunos e docentes do 2.º e 3.º ciclos.

 

  • Coordenadores|responsáveis pela dinamização

As professoras bibliotecárias, Alice Pimenta e Paula Sofia Carvalho.

  • Destinatários

Alunos e famílias da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, alunos e docentes dos  2º e 3º  ciclos e comunidade educativa, em geral.

  • Escola(s) e/ou local onde funciona

Todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas

  • Horário de funcionamento

Não se aplica

  • Inscrições

não se aplica

  • Parcerias

Plano Nacional de Leitura