Num mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, torna-se imperativo formar leitores/espetadores/cibernautas, para que saibam olhar a informação com espírito crítico.
A Escola terá, portanto, um papel crucial no desenvolvimento da literacia dos media, ao criar condições de acesso e oportunidades de aprendizagem que capacitem as crianças e jovens para o uso competente, crítico e responsável dos media para produzir, comunicar e para o exercício da cidadania e contributo para o bem-estar comum.
Neste sentido, o Clube de Jornalismo pretende ser um espaço onde se espreitam os acontecimentos do quotidiano através dos diferentes suportes disponíveis e onde se orienta a comunidade escolar para uma boa prática de cidadania: “A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.” (Educação Para a Cidadania – linhas orientadoras).
Neste Clube, produzir-se-á uma revista digital “Poeta” (já com duas edições digitais), cuja principal finalidade será divulgar iniciativas, projetos, opiniões, etc. da comunidade escolar, bem como fornecer informações/notícias sobre atividades e/ou outros acontecimentos julgados de interesse para a comunidade escolar. Assim, tratando-se de uma revista escolar, está aberta a todos aqueles que na escola manifestem vontade de nela colaborar, com textos e/ou imagens, estando os mesmos apenas sujeitos ao previsto no Regulamento Interno e aos Órgãos Hierárquicos da Escola.
Objetivos
Com este projeto pretende-se que os alunos possam:
- Conhecer e interessar-se pelos assuntos da atualidade, da sua proximidade (família, escola, localidade) ao mais distante;
- Desenvolver a capacidade de debater ideias, defender pontos de vista e de argumentar;
- Desenvolver capacidades orais e escritas de comunicar uma ideia, um acontecimento, uma opinião;
- Distinguir diferentes tipos de textos mediáticos (informativos, opinião, publicitários…);
- Tomar consciência da existência de informação verdadeira e informação falsa;
- Saber distinguir informação verdadeira de informação falsa;
- Se familiarizar com o trabalho que envolve o processo da produção jornalística: seleção de textos e imagens, linha editorial, secções temáticas, titulação, paginação, grafismo, fotografia;
- Aprender a redigir textos informativos;
- Compreender os diferentes usos das TIC;
- Explorar o potencial das TIC para efeitos de pesquisa e aprendizagem;
- Usar de forma ética e responsável a informação;
- Desenvolver o gosto pela informação e o espírito crítico;
- Alargar os horizontes de interesses e de conhecimentos em diferentes áreas;
- Desenvolver competências de trabalho de grupo;
- Produzir conteúdos que darão corpo à revista escolar “Poeta”.
Coordenadores|responsáveis pela dinamização
Cláudia Sá; Anabela Solinho; Rui Santos; Paula Soares; Laurinda Barros
Destinatários
Alunos do 2.º e 3.º ciclos
Escola(s) e/ou local onde funciona
Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira: Biblioteca/ auditório
Horário de funcionamento
Escola António Correia de Oliveira:
- 5.ª feira- 15:15
Escola Básica de Apúlia:
- 6.ª feira – 12:35h
Inscrições
Formulário de Inscrição, disponível AQUI.