Num mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, torna-se imperativo formar leitores/espetadores/cibernautas, para que saibam olhar a informação com espírito crítico.

A Escola terá, portanto, um papel crucial no desenvolvimento da literacia dos media, ao criar condições de acesso e oportunidades de aprendizagem que capacitem as crianças e jovens para o uso competente, crítico e responsável dos media para produzir, comunicar e para o exercício da cidadania e contributo para o bem-estar comum.

Neste sentido, o Clube de Jornalismo pretende ser um espaço onde se espreitam os acontecimentos do quotidiano através dos diferentes suportes disponíveis e onde se orienta a comunidade escolar para uma boa prática de cidadania: “A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade. O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.” (Educação Para a Cidadania – linhas orientadoras).

Neste Clube, produzir-se-á uma revista digital “Poeta” (já com duas edições digitais), cuja principal finalidade será divulgar iniciativas, projetos, opiniões, etc. da comunidade escolar, bem como fornecer informações/notícias sobre atividades e/ou outros acontecimentos julgados de interesse para a comunidade escolar. Assim, tratando-se de uma revista escolar, está aberta a todos aqueles que na escola manifestem vontade de nela colaborar, com textos e/ou imagens, estando os mesmos apenas sujeitos ao previsto no Regulamento Interno e aos Órgãos Hierárquicos da Escola.

  • Objetivos

Com este projeto pretende-se que os alunos possam:

  • Conhecer e interessar-se pelos assuntos da atualidade, da sua proximidade (família, escola, localidade) ao mais distante;
  • Desenvolver a capacidade de debater ideias, defender pontos de vista e de argumentar;
  • Desenvolver capacidades orais e escritas de comunicar uma ideia, um acontecimento, uma opinião;
  • Distinguir diferentes tipos de textos mediáticos (informativos, opinião, publicitários…);
  • Tomar consciência da existência de informação verdadeira e informação falsa;
  • Saber distinguir informação verdadeira de informação falsa;
  • Se familiarizar com o trabalho que envolve o processo da produção jornalística: seleção de textos e imagens, linha editorial, secções temáticas, titulação, paginação, grafismo, fotografia;
  • Aprender a redigir textos informativos;
  • Compreender os diferentes usos das TIC;
  • Explorar o potencial das TIC para efeitos de pesquisa e aprendizagem;
  • Usar de forma ética e responsável a informação;
  • Desenvolver o gosto pela informação e o espírito crítico;
  • Alargar os horizontes de interesses e de conhecimentos em diferentes áreas;
  • Desenvolver competências de trabalho de grupo;
  • Produzir conteúdos que darão corpo à revista escolar “Poeta”.
  • Coordenadores|responsáveis pela dinamização

Cláudia Sá; Anabela Solinho; Rui Santos; Paula Soares; Laurinda Barros

  • Destinatários

Alunos do 2.º e 3.º ciclos

  • Escola(s) e/ou local onde funciona

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira: Biblioteca/ auditório

  • Horário de funcionamento

Escola António Correia de Oliveira:

  • 5.ª feira- 15:15

Escola Básica de Apúlia:

  • 6.ª feira – 12:35h
  • Inscrições

 Formulário de Inscrição, disponível AQUI.

 

Revistas Poeta

1.ª Edição
1.ª Edição
3.ª Edição
3.ª Edição

Contactos