“É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo.”

Jean-Jacques Rousseau

1.ª Edição
  • Designação e descrição do Programa Eco-Escolas

     O Programa Eco-Escolas está vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e Cidadania, tendo os seguintes temas, no ano letivo 2022-23, na Escola Básica António Correia de Oliveira: água, energia, resíduos, espaços exteriores, biodiversidade e alimentação saudável e sustentável.

   A implementação do Programa pressupõe uma metodologia de 7 passos. Essa metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92), é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis:

  1. Formalização do Conselho Eco-Escolas (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria ou, pelo menos, 50%, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades);
  2. Realização de uma auditoria ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo);
  3. Construção de um Plano de Ação (planificação / previsão das atividades nos vários temas);
  4. Monitorização e avaliação;
  5. Trabalho curricular (as atividades poderão ser integradas em várias disciplinas, devendo o Programa fazer parte do Projeto Educativo);
  6. Informação e envolvimento da escola e da comunidade local;
  7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos, que traduzam o código de conduta/ regulamento ambiental da escola).
  • Objetivos

    Com este Programa pretende-se:

  • Encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido;
  • Criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade;
  • Envolver os alunos e restante comunidade educativa no plano ambiental da escola.
  • Coordenadores|responsáveis pela dinamização

         Professora Manuela Tavares

         Professora Fátima Gomes

  • Destinatários

            Alunos do 2.º e 3.º ciclos

  • Escola(s) e/ou local onde funciona

            Escola Básica  António Correia de Oliveira

  • Horário de funcionamento

Horário de funcionamento das Brigadas Verdes de monitorização dos consumos de água / energia/ papel:

Dia da semana  3ª feira  4ª feira  5ª feira 
tempo(s)

10h00 – 10h45

10h45 – 11h30

11h45 – 12h30

12h30 – 13h15

14h15 – 15h00

15h15 – 16h00

08h15 – 09h00

09h00 – 09h45

As Brigadas Verdes de intervenção no espaço da cantina e no recinto exterior funcionarão num horário flexível.

Todas as restantes atividades poderão ser integradas em várias disciplinas, dentro do horário escolar dos alunos, nomeadamente nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

 

  • Inscrições

 Formulário de Inscrição, disponível AQUI.

 

  • Parceiros

Contamos com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Assembleia de Estudantes, da Associação Comercial de Esposende (ACICE), da Cooperativa Agrícola de Esposende, do Centro de Educação Ambiental de Esposende , da Junta de freguesia de Esposende e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas ( ICNF).