A equipa de autoavaliação do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira tem em vista contribuir para a melhoria da qualidade do serviço público de educação prestado respondendo às exigências legais em vigor nesta matéria, concretamente no que toca à introdução de mecanismos de autorregulação no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo. A sua ação assenta numa reflexão sobre as práticas desenvolvidas e numa interpretação integrada e contextualizada dos resultados obtidos que faculte informação de suporte aos diferentes órgãos e estruturas.
“O processo de autoavaliação deve conformar-se a padrões de qualidade devidamente certificados.”
Artigo 7º – Lei n.º 31/2002
No âmbito do seu processo de autoavaliação, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira aderiu ao Programa AVES. O Programa AVES é uma iniciativa da Fundação Manuel Leão que obteve, desde a primeira hora, o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. O modelo que lhe subjaz é idêntico ao desenvolvido em Espanha pelo Instituto de Evaluación y Asesoramiento Educativo (IDEA), de natureza privada, criado pela Fundación Santa Maria, com quem foi estabelecido um protocolo de cooperação. A Missão do Programa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação com base em dados e análises rigorosas e destina-se a:
- Facilitar processos de auto-avaliação da escola, a partir de uma reflexão sobre os resultados dos alunos em provas externas.
- Apoiar os actores educativos (nomeadamente, as lideranças das escolas) que pretendam encetar processos de melhoria da escola a partir de dados rigorosos.
Os dados recolhidos através deste programa de avaliação externa de escolas são tratados e divulgados pela Equipa de Autoavaliação junto dos vários elementos da comunidade educativa, tendo em vista o autoconhecimento organizacional e a reflexão partilhada sobre a prestação do serviço educativo no AEACO. O fim último destas ações é contribuir para a consolidação de uma cultura de melhoria sustentada e apoiar a tomada de decisões nos diferentes âmbitos da ação educativa.
Constituição da Equipa
Laurinda Barros | Coordenadora |
Dina Zão | Representante do Pré-escolar |
Jorge Sampaio da Silva | Representante do 1º ciclo |
João Paulo Pereira | Representante do 2º ciclo |
Anabela Solinho | Representante do 3º ciclo |
Joana Brandão |
Representante dos pais e encarregados de educação dos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, indicado pelo Diretor, ouvidos os presidentes das respetivas Associações de Pais. |
Vera Felgueiras | Representante dos pais e encarregados de educação dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, indicado pelo Diretor, ouvidos os presidentes das respetivas Associações de Pais. |
Henrique Capitão Francisco Teixeira |
Dois representantes dos alunos, do 3º ciclo do ensino básico de entre os delegados/subdelegados de turma e assembleia de estudantes. |
Madalena Torres | Representante do pessoal não docente [assistentes técnicos], indicado pelo Diretor, ouvido o Chefe do Pessoal Não Docente. |
Sameiro Coutada | Representante do pessoal não docente [assistentes operacionais], indicado pelo Diretor, ouvido o Chefe do Pessoal Não Docente. |
Objetivos
- Desencadear os mecanismos adequados para dar cumprimento ao previsto na Lei 31/2002 de 20 de dezembro, nomeadamente no artigo 6.º, Capítulo II (i.e., medir o desempenho interno do Agrupamento ao nível da concretização do Projeto Educativo, do ambiente e clima educativos, do sucesso escolar, do desempenho dos órgãos de gestão e das restantes estruturas e ainda da colaboração e empenho dos diferentes membros da comunidade educativa).
- Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação permanente no Agrupamento.
- Contribuir para a melhoria dos resultados educativos e escolares dos alunos do Agrupamento.
- Intensificar e aprofundar processos de participação dos vários elementos da comunidade na vida do Agrupamento.
- Facultar à Comunidade Educativa elementos pertinentes e fiáveis para reflexão de modo a promover a melhoria dos resultados e da qualidade do serviço prestado e reforçar a identidade do Agrupamento.
- Reforçar um conhecimento sistematizado do contexto escolar/educativo.
- Identificar pontos fortes e fracos no âmbito das práticas educativas, dos resultados escolares, do funcionamento e gestão de recursos e da relação com a Comunidade Educativa e Meio Envolvente.