A equipa de autoavaliação do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira tem em vista contribuir para a melhoria da qualidade do serviço público de educação prestado respondendo às exigências legais em vigor nesta matéria, concretamente no que toca à introdução de mecanismos de autorregulação no que diz respeito aos resultados escolares e à prestação do serviço educativo. A sua ação assenta numa reflexão sobre as práticas desenvolvidas e numa interpretação integrada e contextualizada dos resultados obtidos que faculte informação de suporte aos diferentes órgãos e estruturas.
“O processo de autoavaliação deve conformar-se a padrões de qualidade devidamente certificados.”
Artigo 7º – Lei n.º 31/2002
Constituição da Equipa Ano Letivo 2024/25
Laurinda Barros | Coordenadora |
Carolina Vila Chã | Representante do Pré-escolar |
Alexandre Costa | Representante do 1º ciclo |
João Paulo Pereira | Representante do 2º ciclo |
Anabela Solinho | Representante do 3º ciclo |
Patrícia Silva |
Representante dos pais e encarregados de educação dos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, indicado pelo Diretor, ouvidos os presidentes das respetivas Associações de Pais |
Patrícia Araújo | Representante dos pais e encarregados de educação dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, indicado pelo Diretor, ouvidos os presidentes das respetivas Associações de Pais |
Leonor Gomes Ana Luz Casal |
Dois representantes dos alunos, do 3º ciclo do ensino básico de entre os delegados/subdelegados de turma e assembleia de estudantes |
Madalena Torres | Representante do pessoal não docente [assistentes técnicos], indicado pelo Diretor, ouvido o Chefe do Pessoal Não Docente |
Sameiro Coutada | Representante do pessoal não docente [assistentes operacionais], indicado pelo Diretor, ouvido o Chefe do Pessoal Não Docente |
Carla Dias | Representante da comunidade local |
Objetivos
- Desencadear os mecanismos adequados para dar cumprimento ao previsto na Lei 31/2002 de 20 de dezembro, nomeadamente no artigo 6.º, Capítulo II (i.e., medir o desempenho interno do Agrupamento ao nível da concretização do Projeto Educativo, do ambiente e clima educativos, do sucesso escolar, do desempenho dos órgãos de gestão e das restantes estruturas e ainda da colaboração e empenho dos diferentes membros da comunidade educativa).
- Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação permanente no Agrupamento.
- Contribuir para a melhoria dos resultados educativos e escolares dos alunos do Agrupamento.
- Intensificar e aprofundar processos de participação dos vários elementos da comunidade na vida do Agrupamento.
- Facultar à Comunidade Educativa elementos pertinentes e fiáveis para reflexão de modo a promover a melhoria dos resultados e da qualidade do serviço prestado e reforçar a identidade do Agrupamento.
- Reforçar um conhecimento sistematizado do contexto escolar/educativo.
- Identificar pontos fortes e fracos no âmbito das práticas educativas, dos resultados escolares, do funcionamento e gestão de recursos e da relação com a Comunidade Educativa e Meio Envolvente.
