A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) define Educação para a Saúde como “qualquer combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”.

O conceito atual de educação para a saúde tem subjacente a ideia de que a informação permite identificar comportamentos de risco, reconhecer os benefícios dos comportamentos adequados e suscitar comportamentos de prevenção. A educação para a saúde tem, pois, como objetivos centrais a informação e a consciencialização de cada pessoa acerca da sua própria saúde e a aquisição de competências que a habilitem para uma progressiva autorresponsabilização. A educação sexual foi integrada por lei na educação para a saúde precisamente por obedecer ao mesmo conceito de abordagem com vista à promoção da saúde física, psicológica e social.

Neste sentido, são objetivos gerais do Projeto PES do nosso Agrupamento:

  • Promover a literacia em saúde;
  • Promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis;
  • Valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis;
  • Contribuir para que todas as nossas escolas sejam um lugar saudável para viver, aprender e trabalhar.
  • Áreas Temáticas

  • Saúde mental e prevenção da violência
  • Educação alimentar e atividade física
  • Prevenção dos comportamentos aditivos e dependências
  • Afetos e educação para uma sexualidade responsável
  • Áreas Temáticas Prioritárias para o ano letivo 2023/2024

  • Saúde Mental e Prevenção da Violência por terem sido as áreas mais afetadas pela situação pandémica dos últimos anos que deixou marcas que perduram e cujos efeitos é importante minimizar.
  • Educação alimentar e atividade física por, através da aplicação do inquérito “Hábitos Alimentares”, terem sido diagnosticados maus hábitos alimentares e por se constatar que a obesidade é um dos problemas de saúde que mais tem vindo a aumentar nas crianças e adolescentes.
  • Equipa do Projeto

  • Alexandra Flores (Pré-escolar)
  • Ana Cristina Maciel (1º Ciclo)
  • Blandina Ribas (3º Ciclo- Coordenadora do Projeto)
  • Eva Pereira (3º Ciclo)
  • Vera Areal (Psicóloga escolar)
  • Parcerias com entidades externas:

  • Equipa da Escola Segura da GNR de Barcelos
  • Equipa Saúde Escolar da UCC ConVidaSaúde
  • Serviço de Cidadania e Igualdade | Serviço de Intervenção Psicológica do projeto da CME “Mais cidadão”
  • EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra
  • Unidade Funcional de Psicologia do Hospital de Barcelos
  • URAP Barcelos e Esposende (Nutricionista e Terapeuta Ocupacional)
  • Fundação MOA Portugal e Centro de Educação Ambiental de Esposende (por intermédio da Equipa de saúde Escolar)
  • CFAE Barcelos e Esposende (por intermédio da Psicóloga Escolar da Equipa PES)
  • Plano Anual de Atividades

Este Plano de Atividades proposto pela Equipa do Projeto PES e aprovado em Conselho Pedagógico poderá ainda ser complementado com atividades dinamizadas pelas Associações de Pais/Encarregados de Educação, Assembleias de Alunos, Áreas Curriculares Disciplinares e Não Disciplinares ou até de entidades externas que se enquadrem nas temáticas da Educação para a Saúde.

Plano Anual de Atividades

  • Recursos|Materiais

https://youtu.be/6CEGcAqThZY  – LEYA TALKS | Saúde mental dos alunos – O que fazer? Como atuar?, por Eduardo Sá

https://youtu.be/Ywo9OtMAsqM -EAC | O que se entende por saúde mental e como a promover | Por Eduardo Sá

www.2minutos.pt/curso – curso de prevenção de cancro 2’ Minutos para mudar de vida, da autoria da Unidade de Prevenção de Cancro do Ipatimup. Cada módulo apresenta um variado conjunto de recursos educativos, entre episódios de ficção, vídeos explicativos, fichas de trabalho, links úteis e atividades práticas.

https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/ – “ESCOLA SEM BULLYING. ESCOLA SEM VIOLÊNCIA” – PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYINGCIBERBULLYING E A OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA

www.presse.com.pt -Para todas as fases de implementação do programa PRESSE são disponibilizadas materiais PRESSE produzidos pelo grupo de trabalho PRESSE, com registo de direitos de autor. Ser detentor de formação PRESSE é uma das condições indispensáveis para aplicar materiais PRESSE.

Relativamente ao procedimento para solicitar material é o seguinte: 

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