Notícias

O Melhor Resíduo é o Que Não é Produzido

20-Outubro-2021

No dia 19 de outubro, às 10:30, as turmas do 6.º E e 5.º F assistiram a uma palestra online sobre o ambiente, “O Melhor Resíduo é o que não é produzido”, dinamizada pela Decojovem e inserida no plano de ação do Programa Eco-Escola.

As pessoas que apresentaram foram: Francisco Malhado, Maria Carvalho, Cármen Lima e Susana Correia. A palestra falava sobre resíduos, hierarquia dos resíduos e a lógica do ciclo de vida.

Sobre estes assuntos, destacamos:

Hierarquia dos resíduos

Para efetivamente reduzirmos ao máximo a extração de matérias-primas e a produção de resíduos, existe uma hierarquia que devemos incorporar na nossa tomada de decisão.

Quando compramos roupa e ela deixa de servir, devemos doá-la a alguém, em vez de a deitar no lixo. Quando uma peça de roupa rasga e não tem conserto, deve-se deitar no contentor da roupa.

Devemos optar por alimentos da época e da nossa região, que têm um preço mais acessível e que não implicam o uso de transporte. Devemos dar preferência ao uso de transportes públicos, de bicicleta ou andar a pé.

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Os cidadãos influenciam os padrões de consumo da sociedade.

A biocapacidade do nosso planeta não se resume à capacidade de fornecer recursos naturais. Atualmente, a humanidade utiliza o equivalente a 1,7 planetas Terra para fornecer os recursos que utilizamos e absorver os nossos resíduos. Como podemos manter-nos dentro dos limites do planeta?

 Lógica de ciclo de vida  

Podemos alinhar o nosso estilo de vida a um padrão de consumo mais sustentável.

Foi uma experiência inesquecível. Juntos conseguimos melhorar a vida no nosso planeta, tornando-o mais sustentável.

Leonor Gomes e Carolina Ferreira, 6.º E

Outras Notícias

Go to Top