Programa Escolas Bilingues | Bilingual Schools Programme

O Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme (PEBI) foi implementado em 2016/2017 como parte de uma colaboração entre o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e o British Council Portugal, com acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Este modelo de ensino, que integra conteúdos curriculares e o ensino da língua, é há muito tempo recomendado pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes para o aprendizado de línguas estrangeiras.

Esta metodologia permite aos alunos:

  • Aprendizagem imediata: Os alunos começam a aprender a língua estrangeira assim que a utilizam, sem precisar de esperar por uma oportunidade futura.
  • Maior exposição à língua estrangeira: Os alunos têm mais contacto com o inglês, sem que isso aumente a carga horária semanal, favorecendo uma aprendizagem mais natural e eficaz.
  • Desenvolvimento de competências comunicativas: A exposição constante ao inglês contribui para o desenvolvimento de níveis elevados de proficiência comunicativa.
  • Aprendizagem significativa: A abordagem bilingue torna o processo de aprendizagem mais relevante e aplicável, tornando-o mais envolvente para os alunos.
  • Motivação aumentada: O uso de uma língua estrangeira no contexto dos conteúdos curriculares aumenta a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante.
  • Inclusão e diversidade: A educação bilingue promove um ambiente inclusivo, ao permitir que os alunos interajam com diferentes culturas e perspectivas.
  • Desenvolvimento intercultural: Ao aprenderem uma língua estrangeira, os alunos adquirem uma maior compreensão e apreciação de diferentes culturas, o que favorece o respeito pela diversidade.
  • Enriquecimento do percurso educativo: A educação bilingue contribui para um percurso educativo mais amplo e enriquecido, que prepara os alunos para desafios globais.

No AEACO, o ensino bilingue em inglês será oferecido desde o Pré-escolar e nos anos 1.º, 5.º e 7.º, conforme a constituição de grupos. Este programa visa o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, de forma integrada e transversal, nas várias áreas do conhecimento, preparando-os para uma interação eficaz numa sociedade cada vez mais multilingue e multicultural.

O ensino de algumas disciplinas será realizado em duas línguas, criando um ambiente bilingue em que ambas as línguas têm igual relevância nos conteúdos curriculares. A segunda língua não é tratada como uma língua estrangeira, mas como uma língua parceira que não só transmite o conhecimento linguístico, mas também a cultura e a visão de mundo associada.

Objetivos:

  • Sensibilizar alunos e encarregados de educação para a importância do inglês no contexto global.
  • Desenvolver progressivamente a proficiência comunicativa em inglês dos alunos do 3.º ciclo, de forma integrada com os conteúdos curriculares.
  • Promover uma educação inclusiva e intercultural.
  • Facilitar a comunicação em inglês, apoiada pelo conhecimento de conteúdos curriculares nessa língua.
  • Fomentar a literacia em inglês através da aprendizagem integrada de diversas disciplinas não linguísticas.
  • Preparar os alunos para futuras experiências académicas e profissionais em qualquer contexto internacional.

O ensino bilingue abrange a maioria dos países europeus e segue as diretrizes das políticas linguísticas da União Europeia, que incentivam a aprendizagem precoce de línguas estrangeiras, com o inglês como língua principal.