
Programa Escolas Bilingues | Bilingual Schools Programme
O Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme (PEBI) foi implementado em 2016/2017 como parte de uma colaboração entre o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e o British Council Portugal, com acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
Este modelo de ensino, que integra conteúdos curriculares e o ensino da língua, é há muito tempo recomendado pela Comissão Europeia como uma das formas mais eficazes para o aprendizado de línguas estrangeiras.
Esta metodologia permite aos alunos:
- Aprendizagem imediata: Os alunos começam a aprender a língua estrangeira assim que a utilizam, sem precisar de esperar por uma oportunidade futura.
- Maior exposição à língua estrangeira: Os alunos têm mais contacto com o inglês, sem que isso aumente a carga horária semanal, favorecendo uma aprendizagem mais natural e eficaz.
- Desenvolvimento de competências comunicativas: A exposição constante ao inglês contribui para o desenvolvimento de níveis elevados de proficiência comunicativa.
- Aprendizagem significativa: A abordagem bilingue torna o processo de aprendizagem mais relevante e aplicável, tornando-o mais envolvente para os alunos.
- Motivação aumentada: O uso de uma língua estrangeira no contexto dos conteúdos curriculares aumenta a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante.
- Inclusão e diversidade: A educação bilingue promove um ambiente inclusivo, ao permitir que os alunos interajam com diferentes culturas e perspectivas.
- Desenvolvimento intercultural: Ao aprenderem uma língua estrangeira, os alunos adquirem uma maior compreensão e apreciação de diferentes culturas, o que favorece o respeito pela diversidade.
- Enriquecimento do percurso educativo: A educação bilingue contribui para um percurso educativo mais amplo e enriquecido, que prepara os alunos para desafios globais.
No AEACO, o ensino bilingue em inglês será oferecido desde o Pré-escolar e nos anos 1.º, 5.º e 7.º, conforme a constituição de grupos. Este programa visa o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, de forma integrada e transversal, nas várias áreas do conhecimento, preparando-os para uma interação eficaz numa sociedade cada vez mais multilingue e multicultural.
O ensino de algumas disciplinas será realizado em duas línguas, criando um ambiente bilingue em que ambas as línguas têm igual relevância nos conteúdos curriculares. A segunda língua não é tratada como uma língua estrangeira, mas como uma língua parceira que não só transmite o conhecimento linguístico, mas também a cultura e a visão de mundo associada.
Objetivos:
- Sensibilizar alunos e encarregados de educação para a importância do inglês no contexto global.
- Desenvolver progressivamente a proficiência comunicativa em inglês dos alunos do 3.º ciclo, de forma integrada com os conteúdos curriculares.
- Promover uma educação inclusiva e intercultural.
- Facilitar a comunicação em inglês, apoiada pelo conhecimento de conteúdos curriculares nessa língua.
- Fomentar a literacia em inglês através da aprendizagem integrada de diversas disciplinas não linguísticas.
- Preparar os alunos para futuras experiências académicas e profissionais em qualquer contexto internacional.
O ensino bilingue abrange a maioria dos países europeus e segue as diretrizes das políticas linguísticas da União Europeia, que incentivam a aprendizagem precoce de línguas estrangeiras, com o inglês como língua principal.