Museu do Holocausto e Cruzeiro das 6 Pontes
5-Abril-2022
No dia 30 de março, os alunos de 9.º ano, da Escola António Correia de Oliveira, fizeram o Cruzeiro das 6 Pontes, no Douro e efetuaram uma visita de estudo ao Museu do Holocausto.
O cruzeiro teve início às 10h30, no Cais da Ribeira. Ao longo de uma hora, navegaram pelas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia num típico Barco Rabelo, disfrutando da beleza natural das margens do rio douro e conhecendo a história das 6 pontes: Arrábida, D. Luís, D. Infante, D. Maria, São João e Freixo.
Depois do almoço, os alunos foram ao museu do Holocausto. À entrada, deixaram todos os seus pertences, incluindo telemóveis e máquinas fotográficas, em cacifos próprios para usufruírem em pleno da visita.
O Museu do Holocausto do Porto começa com uma fotografia do “portão da morte”. Ainda na primeira sala, está representada a simbólica menorá – candelabro de sete braços e um dos principais símbolos do judaísmo) e uma réplica de uma camarata. Várias fotografias tiradas em camaratas por oficiais da União Soviética ou provenientes do Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, preenchem as paredes do espaço.
Na sala dos nomes, os vários que aparecem expostos nas paredes representam os 6 milhões de judeus que morreram nos campos de concentração nazis, durante a 2.ª Guerra Mundial. Dois Sifrei Torá (rolos da Torá, texto sagrado do judaísmo), estão presentes no espaço, presos por arame farpado, e encaminham os visitantes a ler mais de 400 fichas de refugiado judeus que passaram pelo Porto. Estas fichas falam das origens destes refugiados, do que passaram e para onde pretendiam ir.
Resumindo, fotografias, fichas e legendas e filmes retratam a vida judaica antes do Holocausto, o nazismo, a expansão nazi na Europa, os guetos, os refugiados, os campos de concentração, de trabalho, a solução final, as marchas da morte, a libertação e a população judaica no pós-guerra.
Foi um dia muito bem passado e do agrado de todos os alunos.
As prof.as Elisabete Lamela e Manuela Praia