Violência – Prevenir é melhor que remediar
7-Janeiro-2025
As consequências da violência são profundas. Para os agressores, pode indicar problemas emocionais e comportamentais que precisam de acompanhamento especializado. Para as vítimas, a violência pode originar graves problemas de autoestima, de desempenho académico e até mesmo de saúde mental, com o desenvolvimento de quadros de depressão, ansiedade e transtornos de stresse pós-traumático.
Assim, tendo consciência de que é fundamental que as escolas adotem políticas de prevenção e intervenção, promovendo um ambiente seguro e respeitoso para todos, no âmbito do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), os alunos do 7º ano, participaram na sessão de sensibilização promovida pela Equipa da Escola Segura do Destacamento Territorial de Barcelos, sob o título “Violência no meio escolar”.
Na continuidade dos anos anteriores, esperamos, deste modo, contribuir para que as nossas escolas sejam espaços de acolhimento, onde a violência seja combatida de forma proativa e integrada, garantindo o bem-estar e o desenvolvimento integral de todos os envolvidos no processo educativo.
A coordenadora do projeto PES,
Blandina Ribas