Dia da Floresta Autóctone
23-Novembro-2021
No passado dia 23, por volta das 11h, junto ao campo de jogos da Escola Básica António Correia de Oliveira, os alunos da Turma 5.ºH e da Educação Especial juntamente com os seus professores, plantaram um pinheiro-bravo.
O evento fez parte do Programa Eco-Escola e das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, criado como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março) pois, em novembro, Portugal reúne melhores condições climáticas para as plantações.
Com esta data pretende-se sensibilizar a população para a necessidade urgente de proteger as florestas e divulgar a importância da conservação destas espécies com origem portuguesa e, por isso, mais adaptadas às condições dos nossos solos e clima.
A planta foi gentilmente fornecida pelo Centro de Educação Ambiental. O local estava escolhido e a cova com a profundidade necessária já tinha sido aberta pelo assistente operacional Eduardo. Aos alunos coube a parte mais fácil: colocar a planta na cova, segurá-la na vertical, tapar o buraco com terra até cobrir na totalidade o torrão com as raízes, calcar a terra em redor da planta para fixá-la bem e regar. No final, os alunos prometeram aos professores que iriam diariamente cumprimentar a árvore.
E assim, foi dado um pequeno passo para a melhoria do nosso clima e embelezamento do recreio da referida escola. Um exemplo a seguir!
Margarida Miranda, n.º 11, 5.ºH