Notícias

Encontro-Convívio com famílias Ucranianas

16-Junho-2022

Encontro-Convívio com famílias Ucranianas numa parceria Agrupamento de escolas António Correia de Oliveira e Câmara Municipal de Esposende

Neste atual contexto de guerra na Ucrânia, a Direção do Agrupamento de escolas António Correia de Oliveira, através da Coordenação do seu Programa de Acolhimento e Integração dos refugiados ucranianos, sensibilizou e uniu esforços para a importância de proporcionar um momento de lazer e ligação à comunidade a estas crianças, jovens e suas famílias.

Decorrente desta reflexão e na esperança de proporcionar um sentido de normalidade, surgiu a atividade que teve lugar no dia 9 de junho, que incluiu alunos, encarregados de educação e elementos das escolas do agrupamento e Câmara Municipal e que se desenvolveu no centro da Cidade e no monte de S. Lourenço com um piquenique, visita ao Centro Interpretativo de Vila Chã, Castro e jogos tradicionais.

Sob orientação do Dr. Jorge Guedes, fez-se uma visita guiada pela cidade, dando a conhecer um pouco da História local e das instituições e monumentos mais carismáticos.

Assim visitaram-se alguns locais com muitos pontos de interesse, desde o Museu Municipal, monumento da Catraia, igreja da Misericórdia e capela dos Mareantes. Apreciaram as fachadas do edifício dos Paços do Município e ouviram, junto do monumento, as histórias sobre o valoroso monarca D. Sebastião. A seguir, junto ao rio Cávado, seguiram pelo passadiço e visitaram o complexo das Piscinas Municipais e o edifício de Socorros a Náufragos, que aloja também o museu marítimo. Como o dia estava agradável, o passeio seguiu até ao Observatório da Natureza de Esposende, para terminar numa breve visita à praça Rodrigues Sampaio, onde apreciaram os monumentos ao Homem do Mar, Bombeiros e Rodrigues Sampaio, nunca sem deixar de visitar a igreja matriz de Santa Maria dos Anjos. Os mais pequenos, com os pais ocupados na visitação, aproveitaram a pausa para brincar no parque Infantil da Caravela.

Foi um dia de referências históricas, convívio e brincadeira entre alunos, encarregados de educação, escolas, autarquia, de interligações culturais e inclusão.

De salientar a boa colaboração de estabelecimentos comerciais no contributo para o piquenique.

Da parte da Direção e Coordenação do Programa de Acolhimento e Integração,

Obrigado a todos!

Спасибі

Angela Novo e Sílvia Macedo

Outras Notícias

Go to Top