Sessão teórico-prática “SBV e PLS”
10-Março-2023
Mais uma vez, no âmbito do currículo da disciplina de Ciências Naturais, elementos dos Bombeiros Voluntários de Fão responderam ao nosso pedido e realizaram uma sessão teórico-prática sobre Suporte Básico de Vida (SBV) e Posição Lateral de Segurança (PLS) para os alunos das três turmas do 9º ano da Escola Básica de Apúlia, no dia 8 de março.
Esta sessão teve como principais objetivos:
- Compreender o conceito de Cadeia de Sobrevivência;
- Identificar os potenciais riscos, quer para a vítima, quer para o reanimador;
- Saber reconhecer uma vítima em PCR;
- Saber ativar os serviços de emergência médica numa situação de PCR;
- Compreender o conceito e os procedimentos para exercitar manobras de Suporte Básico de Vida;
- Saber como e em que situações se coloca uma vítima em PLS;
- Identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar de forma adequada as manobras de desobstrução.
Além da sessão teórica, todos os alunos tiveram a oportunidade de praticar as manobras de SBV em manequins, sob a orientação dos bombeiros voluntários João Virgílio, Luís Silva e Rui Pedro Antunes a quem muito agradecemos.
Deixamos aqui também o nosso agradecimento ao professor Joaquim Gaifém como elo de ligação a esta associação.
A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa. Assim, a rápida atuação de quem presencia a PCR é fundamental neste momento crítico.
Acreditamos que com esta iniciativa contribuímos para incutir nos nossos alunos a consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas e que cada um de nós é um elo na cadeia de sobrevivência.
Aqui ficam alguns dos seus comentários:
“Esta sessão foi muito importante para nós, pois poderá ser necessário ao longo da nossa vida, seja na rua com um desconhecido ou até em casa com a nossa família.” (Ricardo Condesso e Tomás Loureiro)
“…. Quanto à sessão prática pensamos que é a melhor forma de realmente entender como poderá ser numa situação real.” (Tomás André e Tomás Barros)
“ Na nossa opinião, todas as escolas deviam ter uma destas sessões para todos os alunos ficarem informados sobre os procedimentos de SBV e PLS e algum dia poderem salvar alguém.” (Rafaela Torre e Sara Quinta)
A professora de Ciências Naturais,
Blandina Ribas