Dia Mundial da Água | 22 de março
27-Março-2023
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Desde então, esse dia é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas com este importante recurso natural.
Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, o 6.º é sobre a Água Potável e Saneamento, convidando as pessoas a repensarem sobre as suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas.
Para comemorar o Dia Mundial da Água na Escola Básica de Apúlia foi promovido um conjunto de atividades que abrangeram todos os ciclos de ensino, todas as turmas, de um modo geral toda a comunidade educativa.
De modo a sensibilizar toda a comunidade para a importância da água e sobre como este recurso natural, tão escasso, deve ser poupado, foram preparadas “gotas de água” pelos alunos da Brigada Verde. Depois foram entregues aos Delegados do Ambiente de cada turma para que cada aluno pudesse registar na sua gota uma mensagem alusiva ao tema. Depois de todas as gotas preparadas, foram recolhidas e utilizadas para decorar uma zona da escola onde todos os alunos passam diariamente. Todos paravam para ver as suas gotas e as dos colegas e foi unânime a opinião de que a decoração estava muito bonita e produzia o efeito desejado, ou seja, sensibilizar para a preservação do recurso natural ÁGUA.
As turmas do 6.º ano tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o tema, intitulada “O Planeta Água”, dinamizada pelos técnicos do Centro de Educação Ambiental de Esposende, que decorreu nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
De modo semelhante, as turmas de 7.º ano também assistiram à palestra “H2O com conta e medida” dinamizada pela Dra Sara Pinheiro da DecoJovem, que também decorreu nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Ao longo da semana, nas aulas de diferentes disciplinas, os alunos fizeram atividades sobre a água, assistiram a pequenos vídeos e foram sensibilizados para a importância do tema.
Estas atividades foram promovidas pelo Eco-Escola, mas estabeleceu articulação com várias disciplinas, como por exemplo Estudo do Meio, Ciências Naturais, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, uma vez que o tema vai de encontro a conteúdos abordados nas diferentes disciplinas.
Coordenadoras do Eco-Escola de Apúlia
Maria José Carreira
Vânia Neiva