Afetos e Educação para a Sexualidade
13-Dezembro-2023
A informação sobre afetos e educação para a sexualidade é essencial na educação para a saúde. Assim, com vista a uma vida saudável em sociedade, os jovens devem adquirir conhecimentos e desenvolver atitudes e comportamentos nesta área.
A educação sexual em meio escolar tem caráter obrigatório e destina-se a todos os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino básico e secundário da rede pública e os estabelecimentos da rede privada e cooperativa com contratos de associação, do território nacional. (https://www.dge.mec.pt/afetos-e-educacao-para-sexualidade)
Assim, no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) e em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Equipa da Saúde Escolar- UCC ConvidaSaúde, proporcionou a todas as turmas do 8º ano, uma sessão para abordar estas questões que envolvem as várias dimensões dos afetos e da sexualidade, e assim criar um espaço e um contexto privilegiado, não apenas de informação sobre o corpo, ou aspetos que se ligam às relações interpessoais (onde se incluem os afetos), mas também no que diz respeito à prevenção de situações de risco, levando à vivência de uma sexualidade saudável e responsável.
Esta sessão faz parte do projeto “Mexer, comer e ser feliz” que, nos próximos períodos, integrará sessões sobre a alimentação e a atividade física.
A coordenadora do projeto PES,
Blandina Ribas