Notícias

Mexer, Comer e Ser Feliz

21-Março-2024

De acordo com a OMS, entre os 5 e os 17 anos, deve-se fazer pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia.

Assim, no âmbito do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), depois da primeira sessão dedicada à vertente “Ser feliz” do projeto “Mexer, comer e ser feliz” dinamizada pela enfermeira Leonor Rosa da Unidade de Cuidados na Comunidade ConVida-Saúde, foi agora a vez de abordar as duas outras vertentes deste projeto, em todas as turmas do 8º ano do nosso Agrupamento.

A sessão intitulada “Mexer”, assegurada pela terapeuta ocupacional Jaqueline Monteiro, teve por objetivos mostrar aos alunos como é importante a atividade física e quais os seus benefícios para a saúde, combatendo o sedentarismo e as suas consequências.

A outra sessão, “Comer”, visa incentivar a prática de uma alimentação saudável, tendo por base a “Roda dos Alimentos” e a Dieta Mediterrânica, foi da responsabilidade da nutricionista Madalena Machado que também integra a URAP do ACES Cávado III – Barcelos/Esposende.

Tendo em conta que a maioria dos jovens passa demasiadas horas em frente ao computador ou a manusear o telemóvel, com estas sessões pretende-se, essencialmente, ter contribuído para dotar os nossos alunos de ferramentas, como é o caso de alguns exercícios físicos simples e a capacidade de analisar rótulos nutricionais dos alimentos, para que possam conseguir fazer escolhas mais saudáveis.

Pode aceder ao descodificador de rótulos do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da DGS:

https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/

A coordenadora do projeto PES,

Blandina Ribas

Outras Notícias

Go to Top