Notícias

Novas Tecnologias: Jovens da Escola António Correia de Oliveira debatem o futuro

15-Janeiro-2025

No âmbito do projeto escolar Parlamento dos Jovens promovido pela Assembleia da República juntamente com outros parceiros, um grupo de alunos da Escola António Correia de Oliveira diligenciou uma palestra, no passado dia 13 de janeiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Objetivava-se, com a sessão, discutir as oportunidades e os desafios das novas tecnologias nas suas vidas e no futuro.

Partindo do tema do projeto Novas Tecnologias: Desafios e Oportunidades, os jovens convidaram dois especialistas em matéria de tecnologia, software, informação, desinformação, ética digital, entre outros assuntos que suscitaram o interesse à plateia participativa com questões muito pertinentes. A palestra contou, assim, com a participação da convidada Joana Araújo (doutoranda na Universidade do Minho,  integra o grupo de investigação Crime & Tech Violence Research Group do Laboratório Ofensores, Vítimas e Sistema de Justiça do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho) e do convidado Paulo Júlio Martins (programador e consultor da Primavera Business Software [Grupo Cegid]).

Paulo Júlio Martins apresentou aos participantes um panorama completo dos avanços tecnológicos, abordando temas como a Inteligência Artificial, as redes sociais e a cibersegurança. Os participantes concluíram que as novas tecnologias oferecem um grande potencial para a transformação positiva da sociedade e que é fundamental desenvolver competências críticas, éticas e saber usá-las de forma responsável. Por sua vez, Joana Araújo abordou essencialmente a problemática do aliciamento sexual de jovens online: prevalência, impacto e respostas de apoio.

A palestra teve a duração de duas horas enriquecedoras, tendo contribuído inspiradoramente para o incremento, nos alunos participantes, da necessidade de se afirmarem como cidadãos críticos, conscientes e agentes de mudanças construtivas e humanistas.

Outras Notícias

Go to Top