
Explorando os Líquenes: Educação Ambiental e Monitorização da Qualidade do Ar
23-Fevereiro-2025
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 2.º ciclo, do programa Eco-Escola, do Projeto Ciência Viva e do Projeto Erasmus Climate Change Data Journalism, os alunos do 5.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia participaram, em fevereiro, numa atividade sobre líquenes, dinamizada pela bióloga Cristina Nava, da Associação Ambiental do Rio Neiva.
Durante as sessões, os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades práticas e experimentais, recorrendo, nomeadamente, ao uso de lupas eletrónicas.
Durante as sessões, os alunos observaram os líquenes no exterior da escola, o que lhes permitiu concluir que a qualidade do ar na zona escolar varia entre intermédia e boa.
Os objetivos destas sessões foram plenamente atingidos, permitindo aos alunos identificar os diferentes componentes dos líquenes; reconhecer o impacto destes organismos no ecossistema; enumerar as vantagens da simbiose existente nos líquenes e compreender de que forma a sua presença ou ausência pode indicar níveis de poluição ambiental.
Os líquenes são considerados bioindicadores da qualidade ambiental e desempenham um papel essencial nas sucessões ecológicas, contribuindo para a chegada de outros organismos ao ambiente ao promover a degradação das rochas e a formação do solo, para além de servirem como locais de refúgio para diversas espécies, favorecendo a sucessão ecológica.
Deste modo, compreender o ciclo de vida dos líquenes revela-se fundamental para os processos de monitorização dos ecossistemas. Os alunos demonstraram grande interesse e entusiasmo, participando ativamente nas atividades desenvolvidas.