
Concurso Intermunicipal de Leitura | Fase municipal
28-Março-2025
No dia 25, realizou-se a fase municipal do Concurso Intermunicipal e Leitura do Cávado (CILC). Organizado em dois momentos distintos, os alunos começaram por efetuar a prova escrita, em formato digital e em sessão síncrona, nas respetivas bibliotecas escolares, para, após o almoço, subirem ao palco do Auditório Municipal para a prova oral.
Este concurso reuniu crianças e jovens leitores representantes de várias escolas e agrupamentos do concelho, competindo nas categorias de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.
O Agrupamento esteve representado por Francisca Martins, Inês Faria, Leonor Tome, Margarida Couto (1.º Ciclo), Isaura Laranjeira, Lorena Ribeiro, Margarida Santos, Natália Santos, (2.º Ciclo), Flor Cupido, Maria Beatriz Carvalho, Pedro Areias e Tomás Santos (3.º Ciclo).
Os participantes foram chamados a prestar provas sobre os livros que leram: “Capitão Rosalie”, de Timothée de Fombelle (1.º Ciclo), “Luís Vaz de Camões, Um Poeta Genial”, de Ana Maria Magalhães e isabel Alçada (2.º Ciclo), e “Os Lusíadas contados às crianças e lembrados ao povo”, de João de Barros (3.º Ciclo).
Após deliberação do júri, constituído por Fernanda Freitas, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Luísa Leite, bibliotecária da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, e Alexandra Vilar, vereadora da Educação da Câmara Municipal, recebemos com grande alegria e orgulho o anúncio de que seis alunos do Agrupamento foram apurados para a fase final, a saber:
- Francisca Martins e Inês Faria (EB de Gandra) e Margarida Couto (EB de Barral), do 1.º Ciclo;
- Isaura Laranjeira (EB António Correia de Oliveira) e Margarida Santos (EB de Apúlia), do 2.º Ciclo;
- Pedro Areias (EB António Correia de Oliveira), do 3.º Ciclo.
A equipa da biblioteca e toda a comunidade educativa felicita todos os participantes no concurso, em especial os vencedores, bem como os professores que acompanharam os alunos desde o primeiro momento.
O seu sucesso é um testemunho do poder transformador da leitura e do empenho de toda a comunidade escolar em fomentar o gosto pelos livros.