
Projeto Foodshift Pathways
9-Abril-2025
AEACO promove sistemas alimentares mais sustentáveis participando no Projeto Foodshift Pathways
Os sistemas alimentares atuais contribuem para cerca de 30% das emissões globais de gases com efeito de estufa e afetam a biodiversidade, a qualidade dos rios e a saúde humana, entre outros. Com o objetivo de inverter este cenário, o projeto europeu Foodshift Pathways surge como uma ferramenta essencial para promover sistemas alimentares mais sustentáveis e incentivar a participação ativa das escolas.
Este projeto oferece um conjunto de recursos que permitem envolver os alunos, e as comunidades locais, na criação de soluções mais sustentáveis. Através de atividades práticas e pedagógicas, as escolas tornam-se agentes de mudança na transição para sistemas alimentares mais equilibrados e menos prejudiciais ao meio ambiente.
O CCV, o Eco-Escola e o Erasmus Climate Change Data Journalism promovem a implementação deste projeto no AEACO, envolvendo diretamente os alunos da Escola Básica da Apúlia (turma do 6.º I, com a supervisão da Professora Cláudia Gabi) e da Escola Básica António Correia de Oliveira (turma do 6.º E, com a supervisão da Professora Susana Silva).
Através deste projeto, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre os impactos ambientais dos sistemas alimentares atuais, desenvolvendo iniciativas concretas que fomentam práticas mais sustentáveis na sua comunidade.