
POR TI: Promover um ambiente escolar saudável, produtivo e resiliente
1-Março-2026
O ambiente educativo traz grandes desafios para os docentes e não docentes, principalmente ao nível de exigências emocionais.
Sessões que incluem técnicas de meditação ou gestão de stress permitem que os profissionais lidem melhor com a ansiedade e desafios diários aumentando a capacidade de gestão de emoções e, por conseguinte, a capacidade de resiliência.
Com foco na Saúde Mental da comunidade escolar, o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (projeto PES) em colaboração com os projetos Erasmus+ SEL Harmony, Data Journalism for Climate Action e STEMBARK: Rooting Future Innovators e a Escola Azul procedeu, mais uma vez, à candidatura do nosso Agrupamento ao programa “Por ti – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul, e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.
Assim, no dia 28 de janeiro foi realizada uma sessão pela psicóloga Marta Romão da EPIS, para o pessoal docente e não docente do nosso Agrupamento. Neste período foram ainda iniciadas sessões para as turmas do 7º ano que terminarão no terceiro período.
Este Programa desenvolve ainda workshops para as famílias, de forma gratuita, com sessões via ZOOM, para as quais o projeto PES promoveu já a sua divulgação no início do ano.
Cuidar da saúde mental ajuda a prevenir a exaustão física e emocional e investir na saúde mental dos educadores e funcionários beneficia toda a comunidade escolar, pois torna-os mais capacitados, não só para reconhecer sinais de alerta, mas também para apoiar o bem-estar emocional dos alunos e, através deles, das suas famílias.
A coordenadora do projeto PES do AEACO,
Blandina Ribas





