Notícias

Os alunos também contam! O Parlamento dos Jovens no AEACO

10-Novembro-2025

O Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira volta a dinamizar o projeto Parlamento dos Jovens. No presente ano letivo, não só participa a Escola Básica António Correia de Oliveira como também a Escola Básica de Apúlia, ambas com alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do ensino Básico.

O projeto é uma iniciativa da Assembleia da República cujos objetivos são vários e dos quais salientamos os seguintes:

  • educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; e
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Trata-se, na verdade, de um projeto consistente com o lema do Projeto Educativo do Agrupamento – O Teu Futuro Começa Aqui – enquadrando-se nos seus objetivos e metas. Os dois projetos encontram-se no desenvolvimento de uma ação educativa que privilegia o envolvimento dos alunos na construção do seu próprio conhecimento, num ensino-aprendizagem ativo, autónomo e colaborativo.

Cumprindo com os desígnios da 1.ª fase do projeto, a desenvolver na escola, as EBACO e EB de Apúlia já constituíram as respetivas equipas de professores dinamizadores do projeto e Comissões Eleitorais Escolares formadas por alunos. E já se apresentaram, em cada escola, três listas de candidatos em número de dez cada, perfazendo um total de 60 alunos envolvidos num projeto dos e para os alunos.

O tema da edição 2025-2026 do projeto Parlamento dos Jovens é Literacia Financeira: os alunos também CONTAM! É um tema desafio e os alunos podem trabalhar com o contributo da disciplina de Desenvolvimento e Cidadania, pois é uma temática constante da sua planificação.

No dia 29 de outubro, professoras dinamizadoras, comissários e cabeças de listas do projeto puderam assistir a um webinar da realização da Assembleia da República para apresentação e esclarecimentos dos procedimentos a tomar durante a 1.ª fase. Outras ações estão programadas e as equipas participantes têm apresentado muita vontade e interesse nas dinâmicas.

As equipas coordenadoras contam com a colaboração de toda a comunidade educativa no projeto, ajudando com ideias que possam ser matéria de reflexão pelos alunos no desenvolvimento do projeto Parlamento dos Jovens!

Outras Notícias

Go to Top