Líquenes como Bioindicadores
22-Fevereiro-2024
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 2.º ciclo, do Eco-Escola e do Projeto Ciência Viva, os alunos do 5.º D, E, F e H participaram numa atividade sobre os líquenes, dinamizada pela bióloga Cristina Nava da Associação Ambiental do rio Neiva, no dia 22 de fevereiro. As sessões proporcionaram aos alunos atividades práticas e experimentais, nomeadamente através do uso de lupas eletrónicas.
Na sessão organizada às 15h05, os alunos do 5.º E tiveram a oportunidade de observar os líquenes no exterior, concluindo-se que a qualidade do ar da escola é intermédia/boa.
Os objetivos das sessões foram amplamente alcançados: identificar os diferentes componentes dos líquenes; reconhecer o impacto dos líquenes no ecossistema; enumerar as vantagens da simbiose existente no líquen; relacionar de que forma a presença ou ausência dos líquenes podem indicar poluição.
Os líquenes podem ser bioindicadores da qualidade do ambiente e desempenham um papel primordial nas sucessões ecológicas, uma vez que proporcionam a chegada de outros organismos através da degradação das rochas, auxiliando na formação do solo, servindo de local de refúgio, entre outros, tornando assim possível a sucessão posterior dos organismos no ecossistema.
Assim, o conhecimento sobre o seu ciclo de vida é fundamental nos processos de monitorização dos sistemas ecológicos. Os alunos revelaram muito interesse e entusiasmo, sendo bastante participativos.