
Promover a Segurança infantil
7-Novembro-2025
As crianças e jovens confrontam-se diariamente com riscos reais. Garantir a segurança infantil em casa e na escola é uma preocupação constante de pais, responsáveis e educadores, já que os acidentes domésticos com crianças figuram entre as principais causas de lesões e até óbitos na infância. Segundo dados da ARS Norte, na infância e adolescência, os acidentes são a principal causa de traumatismos, ferimentos e incapacidades temporárias: dos 0 aos 4 anos predominam os acidentes domésticos, cujas causas principais são as quedas e as intoxicações e dos 5 aos 19 anos predominam os acidentes na escola, cujas causas estão relacionadas com o ambiente escolar (tapetes, escadas, pavimento,…), mas também no espaço peri-escolar e no percurso habitual entre a residência e o estabelecimento de educação e ensino, ou vice-versa.
Em alinhamento com o Programa nacional de Saúde Escolar (PNSE) e no âmbito do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), nas turmas do 2º ano do nosso Agrupamento, as enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da UCC ConVidaSaude realizaram sessões sobre “Segurança escolar e peri-escolar” onde foram abordadas questões relacionadas com segurança quotidiana (casa/escola), mobilidade segura e prevenção de riscos naturais e digitais, e o saber-agir em emergências.
A prevenção de acidentes infantis depende de informação, atenção e pequenas mudanças de hábitos. Assim, investir em segurança infantil é um compromisso que deve ser assumido pelas famílias e pelas escolas, de modo a prevenir comportamentos de risco e reduzir comportamentos potenciadores de insegurança nas nossas crianças.
A coordenadora do projeto PES do AEACO,
Blandina Ribas





