
Palestra sobre o Projeto Erasmus+ “Climate Change Data Journalism”
5-Dezembro-2025
No passado dia 3 de novembro de 2025, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira organizou mais uma palestra com o objetivo de partilhar alguns dos resultados do projeto Erasmus+ “Climate Change Data Journalism”. A iniciativa foi dirigida a toda a Comunidade Escolar e contou com a presença de alunos, professores, encarregados de educação e representantes da Associação de Pais.
Estiveram igualmente presentes instituições parceiras fundamentais no trabalho desenvolvido ao longo do projeto, nomeadamente a Associação Rio Neiva, a Câmara Municipal de Esposende e o Centro Ambiental de Esposende. A sua participação reforçou o compromisso conjunto na partilha de saberes e na construção de estratégias colaborativas de combate às alterações climáticas.
Durante a sessão, foram apresentadas as atividades realizadas e os principais resultados alcançados. Duas alunas do 8.º F divulgaram alguns dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, utilizando o toolkit do projeto, um conjunto de ferramentas de pesquisa e recursos pedagógicos, que permitiu aprofundar o pensamento analítico e crítico dos estudantes, servindo de complemento ao currículo académico nacional.
A encerrar o evento, o Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Esposende, representado pelo Eng.º Carlos Ferreira, abordou as consequências das alterações climáticas no concelho, destacando as implicações atuais e futuras, bem como as estratégias adotadas pelos técnicos municipais para mitigar os fenómenos associados a estas mudanças e os seus impactos no ecossistema local.





