“É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe; para vê-lo, é preciso senti-lo.”

Jean-Jacques Rousseau

1.ª Edição

  • Designação e descrição do Programa Eco-Escolas

O Programa Eco-Escolas está vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e Cidadania, tendo os seguintes temas, no ano letivo 2025-26: água, energia, resíduos, espaços exteriores, biodiversidade,  alimentação saudável e sustentável e o mar.
A implementação do Programa pressupõe uma metodologia de 7 passos. Essa metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92), é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis: Formalização do Conselho Eco-Escolas (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria ou, pelo menos, 50%, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades); Realização de uma auditoria ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo); Construção de um Plano de Ação (planificação / previsão das atividades nos vários temas); Monitorização e avaliação; Trabalho curricular (as atividades poderão ser integradas em várias disciplinas, devendo o Programa fazer parte do Projeto Educativo); Informação e envolvimento da escola e da comunidade local; Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos, que traduzam o código de conduta/ regulamento ambiental da escola).

 

  • Objetivos

    Com este Programa pretende-se:

  • Encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido;
  • Criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade;
  • Envolver os alunos e restante comunidade educativa no plano ambiental da escola.
  • Coordenadores|responsáveis pela dinamização

Escola António Correia de Oliveira:

  •     Professora Manuela Tavares
  •     Professora Fátima Gomes

Escola Básica de Apúlia:

  •     Professora Maria José Gaifém Carreira
  •     Professora Eva Pereira
  • Destinatários

            Alunos do 2.º e 3.º ciclos

  • Escola(s) e/ou local onde funciona

            Escola Básica  António Correia de Oliveira

            Escola Básica  de Apúlia

 

  • Horário de funcionamento

Horário de funcionamento das Brigadas Verdes na EBACO:
Dia da semana 3ª feira 4ª feira 6ª feira
Horas(s)
  • 8h15-9h00 (Manuela Tavares)
  • 9h00-9h45 (Manuela Tavares)
  • 13h35-14h20 (Fátima Gomes)
  • 9h00-9h45 (Manuela Tavares)
  • 10h50-11h35 (Manuela Tavares)
  • 9h00-9h45 (Manuela Tavares)
  • 10h05-10h50 (Manuela Tavares)
  • 11h50-12h35 (Fátima Gomes)

 

         O horário de funcionamento das Brigadas Verdes na Escola Básica da Apúlia será determinado após o levantamento de alunos interessados, podendo ser flexível, mediante a disponibilidade dos alunos e das professoras coordenadoras.

         As brigadas verdes de intervenção no espaço da cantina e no recinto exterior funcionarão num horário flexível.

         Todas as restantes atividades poderão ser integradas em várias disciplinas, dentro do horário escolar dos alunos, nomeadamente nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

  • Inscrições para as Brigadas Verdes

    • Junto das professoras Coordenadoras
    • Na Biblioteca
  • Parceiros

Estão a ser realizados contactos com entidades representativas da comunidade local para integrarem o Conselho Eco-Escolas. Neste momento, contamos com a colaboração da Associação Comercial de Esposende (ACICE), da Cooperativa Agrícola de Esposende, de Esposende Ambiente, como representante da autarquia, União de freguesias de Apúlia-Fão, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Parque Natural Litoral Norte) e da Associação de Pais.